CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO
 
O Curso

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

Na adoção da estratégia empresarial, seja para a identificação e avaliação de oportunidades de negócio, seja para a aferição da ação administrativa em geral, torna-se imperativo o conhecimento da informação financeira e o contexto do qual resultou, de maneira que se possa presumir, com maior chance de êxito, os efeitos sobre, primeiro, a continuidade, e, segundo, sobre a lucratividade da organização ao longo do tempo.

Marcadamente nas finanças, sempre se impõe aos gestores de empresas a competência para compreender e traduzir corretamente o impacto tanto das permanentes mudanças no âmbito macroeconômico nacional quanto ao nível microeconômico sobre a competitividade organizacional, exigindo competência e criatividade na gestão e controle dos recursos financeiros.

A gestão da informação e do conhecimento de forma a otimizar resultados financeiros e identificar oportunidades de negócio, requerem aprofundamento dos conhecimentos de disciplinas da área de Finanças.

A gestão e o controle, aliados à dinâmica do negócio, demandam o aprofundamento dos conhecimentos de disciplinas da área de Controladoria.

Neste sentido, o Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa se impõe o dever de possibilitar aos seus egressos e aos profissionais de áreas afins um espaço de discussão onde seja possível rever e aprofundar conhecimentos, à luz das tendências globais, as teorias e técnicas, atualizando-se e preparando-se para melhor gerir organizações privadas e públicas.

Entre os objetivos gerais do DAD, consoantes com os princípios institucionais da UFV, da busca de excelência do ensino, da pesquisa e da extensão de suas atividades, estão a atualização das áreas de conhecimento e o desenvolvimento e o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu. O departamento apresenta sólida experiência no ensino de graduação e vem aperfeiçoando sua experiência na pós-graduação através dos programas já tradicionais de pós-graduação lato sensu que oferece, além das novas perspectivas de desenvolvimento das atividades de pesquisa proporcionadas pelo programa de pós-graduação stricto sensu, no nível de mestrado, em Administração.

O presente projeto visa ao desenvolvimento das atividades de pós-graduação do DAD, além do atendimento de demandas imediatas da comunidade numa área de conhecimento ainda carente em âmbito regional.

Ademais, outro fator motivador para o desenvolvimento de atividades de pós-graduação, é compartilhar com a sociedade de uma forma geral, conhecimentos e experiências que os docentes do DAD - mestres e doutores – adquiriram através da realização de cursos de pós-graduação nos grandes centros do país e do exterior.